PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS NO CARTÓRIO DE COLUNA
Nos últimos meses, praticamente
todo o planeta tem se voltado para o combate à pandemia do novo coronavírus
(COVID-19), adotando as medidas de higiene e isolamento social que vêm sendo recomendadas
pelas autoridades de saúde.
E momentos inusitados como esse, de fato, exigem esforços excepcionais por parte de todos: os governos orientando as pessoas e promovendo políticas públicas para garantir o atendimento médico hospitalar aos doentes e a devida assistência social a todos aqueles que, de uma hora para outra, se viram obrigados a permanecer dentro de suas casas, sem poder trabalhar e auferir renda; os profissionais de saúde e cientistas trabalhando incansavelmente na assistência aos doentes e nas pesquisas de um remédio ou vacina contra o novo vírus; os inúmeros outros trabalhadores essenciais, assegurando o funcionamento e a manutenção dos serviços básicos que as nossas cidades precisam para se manter vivas; e todos os cidadãos tomando os cuidados de higiene recomendados pelas autoridades de saúde e cumprindo as regras do isolamento social.
O Cartório de Coluna, atento a tudo isso, vem cumprindo rigorosamente as recomendações emanadas do Poder Público, buscando soluções criativas e responsáveis para propiciar a máxima prevenção da saúde de seus colaboradores e clientes, com o mínimo possível de interrupção dos seus serviços, alguns dos quais, como se sabe, enquadrados dentre aqueles ditos "essenciais".
Nesse sentido, tem sido estimulada a solicitação de certidões através do WhatsApp, e-mail ou site, bem como através das Centrais Eletrônicas de Registros Civis, com o compromisso do Cartório de atender a todos os pedidos de forma instantânea. Os pedidos de procurações e escrituras também vêm sendo concentrados nos canais eletrônicos e, quando necessário, o próprio cartório tem feito as diligências para obtenção de eventuais documentos faltantes, sempre através dos meios digitais disponíveis. A validação de certificados digitais passou a ser oportunizada também na modalidade de vídeo conferência, sem a necessidade do comparecimento físico do cliente à sede do Cartório. Os atendimentos realizados diretamente pelo Oficial, para esclarecimentos de dúvidas e orientações, continuam sendo prestados diariamente e durante todo o expediente, só que agora por meio do telefone e WhatsApp.
Nos casos de registros de nascimentos e óbitos e nas demandas urgentes, em que o atendimento presencial seja realmente indispensável, além das medidas usuais de controle do número de pessoas que acessa a serventia, manutenção da distância mínima recomendada, disponibilização de álcool em gel 70% e utilização de máscaras e luvas pelos colaboradores, o Cartório de Coluna suspendeu o fornecimento de água e café aos clientes e passou a distribuir canetas gratuitamente.
Com efeito, através da criação do slogan "A caneta utilizada para assinar documentos neste Cartório fica de presente para você" adotamos uma medida - necessária e efetiva - de prevenção à COVID 19 e, ao mesmo tempo, reforçamos nosso compromisso permanente com a melhoria das soluções e serviços que oferecemos à população.
Veja abaixo algumas fotos das medidas adotadas pelo Cartório de Coluna.